Vitória: cidade brasileira onde é mais fácil abrir uma empresa
O município de Vitória ocupa o primeiro lugar no ranking da pesquisa Placar dos Municípios, um relatório elaborado pelo Escritório para Serviços de Assessoria na América Latina e Caribe da Corporação Financeira Internacional -IFC-, do Grupo Banco Mundial.
Segundo a consultora técnica do IFC, Rosângela Figueroa “os esforços realizados pela Administração para simplificar os procedimentos para inscrição e obtenção de licença de funcionamento e alvará de construção foram decisivos”.
Na avaliação do prefeito João Coser, o maior desafio no Brasil é fazer funcionar um sistema ágil de legalização, principalmente das micro e pequenas empresas. “Em Vitória, quando dá entrada para o processo para instalação de uma empresa, o despacho é automático – para município e União – ao mesmo tempo. Isso dá uma velocidade muito grande.”, avaliou.
Em cada município, a metodologia da pesquisa consistiu na entrevista de 30 empresários que haviam completado recentemente os procedimentos para inscrição e solicitação de licença de funcionamento e 20 empresários que haviam completado o processo de solicitação de alvarás de construção. Também foram entrevistados em cada município quatro funcionários municipais envolvidos no processo de licença de funcionamento e outros quatro no de Alvará de Construção.
O relatório mede e compara algumas variáveis importantes como tempos, custos, números de inspeções, qualidade de serviços, etc., necessários para completar um trâmite específico em cada municipalidade escolhida. O seu objetivo é o de prover ao município um resumo executivo de seus resultados em comparação com o grupo de municípios selecionados dentro de seu próprio país.