Relatos
Vitória
- Breve relato sobre a implantação:
O início dos trabalhos de adesão ocorreu em 20/fevereiro/2006, com a
participação na primeira reunião do grupo da fase II de implantação do
Projeto Cadastro Sincronizado Nacional, realizada em Curitiba,
objetivando apresentar o projeto e preparar os participantes para
futuras reuniões de análise e compatibilização de atributos e eventos
utilizados pela RFB e, no caso, pela PMV/SEMFA.
Durante todo o ano de 2006 e primeiro semestre de 2007 ocorreram várias
reuniões para definição de atributos, regras de negócio, forma de
conexão, cronogramas entre os convenentes a sincronizar.
A PMV/SEMFA disponibilizou, para o trabalho de implantação, técnicos
das áreas de regra de negócios e de informática.
Foram definidos e criados eventos (solicitações) de interesse exclusivo
do município e mensagens de aviso a serem exibidas aos interessados na
consulta de andamento de suas solicitações.
Internamente, foi necessária a adequação do banco de dados da PMV, com
a criação de novos atributos e a modificação no tamanho de campos já
existentes (adequação do layout).
Foi realizada compatibilização entre a base de contribuintes do
cadastro mobiliário municipal e a base da RFB de CNPJs localizados no
município de Vitória.
Com isso, houve a criação (de ofício), no cadastro mobiliário
municipal, de 20.340 inscrições cujos CNPJs se encontravam ativos e
localizados no município de Vitória e a baixa (também de ofício) de
1.319 inscrições cujos CNPJs se encontravam baixados na RFB.
Foi desenvolvido sistema interno para processamento automatizado das
PPAs - Pesquisas Prévias Automatizadas. Todas as PPAs são respondidas
eletronicamente pela PMV/SEMFA. Não existe intervenção humana em
nenhuma delas.
O tempo de resposta às solicitações dos contribuintes condiciona-se ao
tráfego das informações pelos servidores informatizados da PMV/SEMFA e
da RFB/Serpro.
Os sistemas internos de cadastro de pessoas e de gerenciamento de
inscrições mobiliárias, relativamente a pessoas jurídicas, foram
adaptados à nova sistemática inteiramente automatizada.
O tempo médio decorrido entre a solicitação do contribuinte e o
deferimento (homologação) do ato de cadastro, envolvendo os dois entes
federados sincronizados no estado do Espírito Santo, é de 6 dias para
solicitações de inscrição, 9 dias para solicitações de alteração e 12
dias para solicitações de baixa, destacando que neste tempo está
inserido prazo do solicitante para apresentação dos documentos
pertinentes à confirmação do ato de cadastro. Anteriormente à
implantação do Cadastro Sincronizado, os prazos na Prefeitura de
Vitória variavam em torno de 30 dias para inscrições e alterações e 60
dias para baixa, além do prazo inicial da alteração do CNPJ na
RFB.
Em relação aos eventos de interesse exclusivo do município, esse prazo
é inferior a um dia.
Com a implantação do Cadastro Sincronizado Nacional, a documentação
relativa ao ato de cadastro praticado é apresentada somente a um dos
convenentes: Delegacia da Receita Federal em Vitória.